Visitantes

segunda-feira, 27 de maio de 2019

RETROSPECTIVA: em seu 1ª ano, “A Mulher Arrastada” realizou feito até então inédito no teatro gaúcho

No último sábado, 25/05, enquanto se apresentava para uma plateia lotada no Festival Palco Giratório Sesc do RJ, a peça A Mulher Arrastada completava exato um ano de estrada. Produção independente idealizada pelo dramaturgo e roteirista Diones Camargo em parceria com a encenadora Adriane Mottola e a atriz Celina Alcântara, e realizada através de investimento pessoal e colaboração de apoiadores do projeto, a montagem estreou - a convite de Jane Schoninger, curadora e coordenadora de Artes Cênicas do Sesc RS - na programação do 13º Palco Giratório RS na noite de 25 de maio de 2018. De lá para cá, esta peça-manifesto vem conquistando reiterados elogios do público e da crítica, e matérias nos principais jornais e sites do país (para ler trechos de algumas das críticas publicadas, CLIQUE AQUI).

A Mulher Arrastada é a primeira peça gaúcha a, já no seu primeiro ano,
receber os principais prêmios de teatro do RS, circular o país através do
Palco Giratório Nacional e participar de oito mostras e festivais
no Brasil e no exterior. Crédito da foto: Sabrina Marthendal

Na noite em que completou um ano da estreia, a peça teve o seu maior
público até o momento: aproximadamente 140 espectadores que
lotaram o Espaço Cultural Escola Sesc de Ensino Médio
(ESEM) no RJ. Crédito da imagem: Ludmila Teixeira

Registro da apresentação do último sábado, 25/05, no Espaço Cultural
Escola Sesc - ESEM, no Festival Palco Giratório Sesc RJ. Exatos
12 meses antes, a peça fez sua estreia no Palco Giratório Sesc RS.

Somado a estas conquistas, desde início de abril A Mulher Arrastada detém um título inédito nunca antes alcançado por um espetáculo gaúcho: 

o de ser a única montagem do RS a receber os dois principais prêmios de teatro do RS (Melhor Espetáculo no Braskem Em Cena e no Açorianos de Teatro) e também ser selecionada para itinerar pelo país através do Palco Giratório Sesc – Circuito Nacional. Além disso, nesses curtos 12 meses de trajetória o espetáculo já participou de 8 importantes festivais e mostras tanto no Brasil quanto exterior, das quais se destacam o Porto Alegre Em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas, em setembro do ano passado, o Crítica Em Movimento: Presente, no Itaú Cultural SP, em outubro, e o 8º Festival Internacional Santiago OFF, no Chile, em janeiro deste ano.

Poucos meses após estrear, A Mulher Arrastada foi convidada para
importantes mostras no Brasil e no exterior. Foto: Regina P. Protskof 



Selecionada para o Palco Giratório Sesc 2019 - Circuito Nacional,
 A Mulher Arrastada se tornou a 1ª montagem do RS a receber os dois
principais prêmios do teatro gaúcho e a circular pelo país através do Sesc.

Escrita em 2016, A Mulher Arrastada aborda a execução de Cláudia Silva Ferreira, mulher negra, pobre, 38 anos, mãe de quatro filhos biológicos e quatro adotivos que foi brutalmente alvejada pela Polícia Militar ao sair de casa no Morro da Congonha (RJ), para comprar pão para sua família; após os tiros, ela teve seu corpo arrastado ainda com vida, em meio ao tráfego da capital fluminense, sob o olhar horrorizado de motoristas e pedestres. Nesta reconstrução para a cena, a peça mostra a figura trágica de Cláudia reivindicando o que havia sido apagado durante a cobertura jornalística do caso: o seu próprio nome, substituído pela impessoal, violenta e cruel alcunha de “Mulher Arrastada”. Além dos idealizadores do projeto, a montagem do texto contou também com a participação de renomados artistas da capital gaúcha, tais como as artistas visuais Isabel Ramil e Zoé Degani, o músico Felipe Zancanaro, o iluminador Ricardo Vivian, a fotógrafa Regina Peduzzi Protskof e a produtora Luísa Barros.

Matéria publicada em 19/05 na versão impressa do jornal
O Globo comentando a apresentação que ocorreria no RJ dali
a poucos dias. Para ler em versão online, CLIQUE AQUI.

Além dos dois prêmios de Melhor Espetáculo, a montagem levou também outros 4 prêmios: o Braskem Em Cena de Melhor Atriz 2018 (Celina Alcântara), os Açorianos de Teatro de Melhor Atriz e Melhor Iluminação 2018 (Ricardo Vivian), e o Prêmio RBS TV de Melhor Espetáculo 2018. Também foi indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Direção (Adriane Mottola) e Melhor Dramaturgia para Diones Camargo, que assina a realização do projeto.

A Mulher Arrastada voltará a cartaz em Porto Alegre em junho de 2019.

Eleita como Melhor Espetáculo 2018 e Melhor Atriz no 25º Porto Alegre
Em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas, a peça recebeu também
outros 4 prêmios, incluindo mais dois de Melhor Espetáculo 2018.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...