Visitantes

................................................................................................

.

Sobre o Autor

Diones Camargo / Sou dramaturgo, roteirista e escritor da nova safra de autores gaúchos, em aproximadamente uma década já trabalhei com algumas das mais importantes companhias de teatro do Rio Grande do Sul. Graduado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, minha primeira peça, Andy/Edie, concluída em 2005, recebeu o Prêmio Funarte de Dramaturgia e foi indicada ao Prêmio Açorianos de Teatro 2006 na categoria Melhor Dramaturgia. O texto, que aborda o conflito real entre os ícones POP Andy Warhol e Bob Dylan, foi publicado no ano seguinte pela editora da Fundação Nacional de Artes – Funarte e posteriormente traduzido para o inglês por Martin Dahlström-Heuser. Em 2007, o projeto da peça Elevador (posteriormente rebatizada como Último Andar) foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Dramaturgia. Em 2008, estreei o monólogo Parque de Diversões, o qual também co-dirigi. Em 2009 entrou em temporada Teresa e o Aquário, espetáculo criado em parceria com a Cia. Espaço em Branco com base no roteiro vencedor do VIII Prêmio PalcoHabitasul escrito por mim. A montagem recebeu 4 indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro 2009, incluindo Melhor Dramaturgia. 

Em 2010, escrevi as peças 9 Mentiras Sobre a Verdade, espetáculo da Cia. Teatro Líquido, vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2010 na categoria Melhor Atriz (Vanise Carneiro) e indicado na categoria Melhor Dramaturgia, e Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar, saga em 3 episódios encenada pela Santa Estação Cia. de Teatro, sob direção de Jezebel De Carli, espetáculo vencedor do Prêmio Braskem 2011 na categoria Melhor Ator e indicada a 10 Prêmios Açorianos de Teatro 2011, incluindo Melhor Espetáculo e Melhor Dramaturgia; nesse mesmo ano trabalhei como dramaturgista de O MAPA_, criação do grupo Teatro Geográfico, livremente inspirado no livro O Céu Que Nos Protege, trabalho também indicado ao Prêmios Açorianos de Teatro 2011, no qual concorreu em 9 categorias, incluindo melhor Espetáculo e Melhor Dramaturgia. Além das temporadas de grande sucesso de público e crítica, esses três espetáculos foram selecionados para o 18º Porto Alegre em Cena - festival internacional de artes cênicas - e percorreram o Brasil em diversos festivais e projetos de circulação nacional e internacional. 9 Mentiras Sobre a Verdade também fez temporadas em São Paulo, no Rio de Janeiro e Montevidéu, no Uruguai. Ainda em 2010, criei a dramaturgia de Peru, NY, também do grupo Teatro Geográfico.  

Em 2012, escrevi Os Plagiários - Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues, peça co-dirgida por quatro das maiores companhias de teatro do RS (os grupos Falos & Stercus, Teatro Sarcáustico, Santa Estação Cia. de Teatro e Caixa do Elefante). O espetáculo que conta a história do surgimento da peça Vestido de Noiva, em 1943 estreou no 19º Poa Em Cena e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Teatro em 9 categorias, vencendo em 3 delas, incluindo Melhor Dramaturgia. Meu texto mais recente chama-se Fassbinder - O Pior Tirano é o Amor, que mistura vida e obra do cineasta e dramaturgo alemão R. W. Fassbinder. 

Paralelamente às atividades de escrita, também participo de diversos projetos nas funções de pesquisador e educador. Ministro regularmente a oficina Dramaturgia Líquida – Assimilação de Influências no Texto Teatral e participa de debates, palestras e mesas-redondas a respeito do tema da escrita para teatro, além de eventuais consultorias de textos de outros autores. Escrevi peças para dois projetos educacionais que circularam por todo o RS: Caravana RGE - Educando para Eficiência (vencedor dos prêmios Expressão Ecológia 2013, Top de Marketing 2013, Prêmio Promotor da Paz - categoria Ação de Preservação ao Meio Ambiente 2014 e Prêmio Top Cidadania ABRH/RS 2014) e para a AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar. Em ambos os projetos, Além da autoria das peças, colaborei criando também o material didático distribuído às escolas e aos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Outros dos projetos são ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens, tais como o experimento performático ÓRFÃO (Prêmio Açorianos de Artes Visuais 2011), a exposição de fotos, textos, vídeos e instalações intitulada Império da Felicidade Eterna, e o programa de rádio OverDrama, na Mínima FM, que produzo e apresento semanalmente, e no qual falo sobre teatro, cinema e literatura. Sou integrante do coletivo [ Temporário 6 ], grupo formado por seis dramaturgos de seis capitais brasileiras distintas, cujas ações recentes ocorreram nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em 2013, minhas peças Teresa e o Aquário e Último Andar foram lançadas no exterior: a primeira em Portugal, durante a 4ª MAD - Mostra Anual de Dramaturgia, num livro contendo textos de 9 autores portugueses e 3 brasileiros, e a segunda em Cuba, durante a 2ª Semana de Lecturas Dramatizadas de Teatro Brasileño Actual, integrando uma coletânea que reúne 12 dramaturgos brasileiros. Ambas tiveram leituras encenadas nos respectivos países. 

Além das obras citadas, escrevi também as peças F.R.A.M.E.S (lançada na abertura do 3º Janela de Dramaturgia, em abril de 2014), A Colmeia (lançada na VI Festipoa Literária, em maio de 2013) e O Tempo Sem Ponteiros (lançada na V Festipoa Literária, em maio de 2012), ainda inéditas nos palcos. Atualmente me dedico à escrita de meu primeiro roteiro de longa-metragem para cinema. 





Principais Experiências Profissionais em Teatro:
___________________________________________________________

MONTAGENS:

2014 – Fassbinder - O Pior Tirano é o Amor
2012 – Os Plagiários - Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues
2012  O Inspetor Intergaláctico
2010 – O MAPA_
2010 – Nove Mentiras Sobre a Verdade
2010 – Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar
2010 – Viagem ao Mundo da Eletricidade
2010 – Peru, NY
2009 – Teresa e o Aquário
2008 – BuarqueAnas
2007 – Parque de Diversões
2006 – Andy / Edie

_________________________________________________________

DRAMATURGIA:

2014 – Fassbinder - O Pior Tirano é o Amor
2013 – F.R.A.M.E.S*  
2012 – Os Plagiários - Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues
2012  A Colmeia*
2012  O Inspetor Intergaláctico
2010 – O MAPA_
2010 – Nove Mentiras Sobre a Verdade
2010 – Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar
2010 – Peru, NY
2010 – Viagem ao Mundo da Eletricidade
2009 – O Tempo Sem Ponteiros*
2008 – Teresa e o Aquário
2008 – BuarqueAnas
2008 – Último Andar*
2007 – Parque de Diversões
2006 – Andy / Edie
*Textos Inéditos.

_________________________________________________________

DIREÇÃO:

2007 – Parque de Diversões (codirigido com Marcos Contreras)
_________________________________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...