Visitantes

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Oficina Dramaturgia 2015 - Inscrições Abertas!
















Oficina Dramaturgia Líquida - a palavra na cena

Voltada ao público em geral, esta oficina aborda os diferentes métodos de criação dramatúrgica, desde a escrita prévia de cenas e sua transposição para o palco até a escritura que se dá durante o processo criativo. A partir de exercícios de dramaturgia e composição cênica, leituras de textos teóricos e análise de peças teatrais e roteiros escritos para o cinema serão comentados os principais elementos que estruturam e organizam uma narrativa dramática. Durante os encontros, os alunos serão incentivados a desenvolverem suas próprias histórias e receberão consultoria individual durante todo o período da oficina de modo a desenvolverem material autoral que será apresentado ao público no final do semestre, proporcionando assim uma visão mais abrangente do processo criativo de um roteirista ou de um dramaturgo profissionais, desde a ideia inicial até sua execução na cena.


Conteúdo Programático:

  • Assimilação de interferências criativas no texto autoral;
  • Noções básicas de dramaturgia: começando uma história;
  • A escrita dramática: linguagem e códigos da representação visual;
  • As possibilidades narrativas no drama contemporâneo;
  • Fragmentação versus tema unificador: análise do sentido da obra;
  • A utilização das referências culturais na dramaturgia: história e evolução da escritura cênica;
  • Estratégias de compartilhamento, encenação e publicação de textos dramáticos autorais. 

  
Público Alvo:

Roteiristas, dramaturgos e escritores que se interessem pelas particularidades da escrita dramática; artistas, estudantes e praticantes de qualquer disciplina teatral que tenham interesse na criação de trabalhos inéditos para teatro.


Duração da Oficina: 

14 encontros divididos em:
  •  11 aulas;
  • 1 debate com dramaturgos convidados;
  • 1 encontro de produção (para apresentação final dos alunos);
  • 1 leitura dramática de textos produzidos pelo alunos.
Total: 40h/aula (com certificado)


Período: de 03 de outubro a 12 de dezembro 2015

Dias e Horários: sábados, das 14h às 17h

Local: Galeria La Photo | sala multiuso - Travessa da Paz, 44 - POA


Investimento: 

950 reais à vista

ou

1 entrada de 380 + 2x de 360 reais.


Inscrições: 

através do e-mail dionescamargo@yahoo.com.br


VAGAS LIMITADAS! 


Sobre o ministrante: 

Diones Camargo é dramaturgo e roteirista. Autor de Andy/Edie (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005), Último Andar (Prêmio Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), Parque de Diversões, Teresa e o Aquário (VIII Prêmio PalcoHabitasul - Melhor Roteiro 2008), O Tempo Sem Ponteiros, 9 Mentiras Sobre a Verdade, Os Plagiários – Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 - Melhor Dramaturgia), Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar, F.R.A.M.E.S. e Fassbinder – o Pior Tirano é o Amor, entre outros; é dramaturgista dos espetáculos O MAPA_, Peru, NY e Buarqueanas. Suas peças já foram encenadas pelas mais importantes companhias de teatro do RS, algumas delas também publicadas no Brasil e no exterior.

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, encerrou o curso com a monografia Dramaturgias Possíveis – Interferências Criativas no Texto Dramático, na qual analisa o processo de criação de cinco de suas principais peças e expõe como se dá a transposição desses processos nas suas aulas. Com esse trabalho de conclusão de curso o autor obteve a nota máxima da instituição. Seus estágios acadêmicos incluíram aulas de escrita e teatro realizadas no CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão POA, Projeto Pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul (vencedor do Prêmio Cultura Viva – MinC 2007) e em escolas públicas estaduais e municipais.

Participou como aluno de oficinas ministradas pelos dramaturgos Ivo Bender (Brasil), Marco Antônio de La Parra (Chile), Samir Yazbek (Brasil), Ramón Griffero (Chile) e Mário Bortolloto (Brasil). No cinema, participou de workshop ministrado pelo dramaturgo, roteirista e diretor Ruy Guerra (Moçambique) e recebeu consultoria de roteiro do cineasta Pablo Stoll (Uruguai). Fez parte da residência artística realizada pelo grupo Odin Teatret em Porto Alegre, em 2013, com aulas ministradas pelo diretor, dramaturgo e pesquisador Eugênio Barba (Itália) e os atores da companhia. Em 2007, foi convidado a participar do programa para estudantes estrangeiros do Centro de Educação e Cultura da escola Larkkülla, na Finlândia. Em 2012, sua peça Teresa e o Aquário foi publicada em Portugal, e em 2013 seu texto Último Andar foi lançado em Havana, Cuba.

Paralelamente às atividades de escrita, o autor participa de debates, palestras e projetos ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens, como é o caso do S E I S dramaturgos, coletivo formado por dramaturgos de seis capitais brasileiras distintas, cujas ações recentes ocorreram nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Ministra regularmente a oficina Dramaturgia Líquida – Assimilação de Influências no Texto Teatral. Durante dois anos, produziu e apresentou o programa semanal OverDrama, na rádio Mínima FM, no qual falava sobre teatro, cinema e literatura. No cinema, é co-roteirista do curta-metragem Último Dia Antes de Zanzibar, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e roteirista do longa-metragem A Colmeia (selecionado pelo prêmio RS Polo Audiovisual - FAC 2014), atualmente em fase de pré-produção e com filmagens previstas para 2016.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...