Visitantes

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

"A Mulher Arrastada" é a grande vencedora do Prêmio Braskem Em Cena 2018


Foto: Regina Peduzzi Protskof

A peça-manifesto A Mulher Arrastada foi a grande vencedora do 13º Prêmio Braskem Em Cena, honraria entregue aos espetáculos locais apresentados no 25º Porto Alegre Em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas e escolhidos pelo júri oficial da mostra. Em cerimônia realizada na noite do último domingo, dia 23, a montagem recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz 2018 (Celina Alcântara).

A Mulher Arrastada recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo de 2018.
Foto: Regina Peduzzi Protskof

A partir do episódio real ocorrido em março de 2014 no Rio de Janeiro, A Mulher Arrastada narra o último dia de Cláudia Silva Ferreira, mulher negra e pobre, auxiliar de limpeza num hospital, mãe de 4 filhos biológicos e 4 filhos adotivos que, após ser baleada por policiais quando saía de casa para comprar pão, teve o corpo arrastado ainda com vida pela viatura nesta lamentável ação da PM no Morro da Congonha (RJ). A montagem – que estreou no final de maio no 13º Festival Palco Giratório RS com ingressos esgotados semanas antes de ser exibida pela primeira vez  recebeu elogios entusiasmados do público e da crítica; a seguir, cumpriu temporada no mesmo espaço em que foi concebida, a LA PhOTO Galeria e Espaço Cultural, em seis noites e outras duas sessões extras. Após, fez uma única apresentação na mostra Cenas Diversas - Cena Negra, projeto da Casa de Cultura Mário Quintana, no qual repetiu a imensa procura do público e obteve novos elogios da crítica especializada.

Celina Alcântara recebeu de Melhor Atriz 2018.
Foto: Regina Peduzzi Protskof

Em outubro, a peça fará sua primeira apresentação em outro estado a convite do Itaú Cultural de São Paulo, onde participará da mostra Crítica Em Movimento: Presente, com curadoria do jornalista e crítico teatro Valmir Santos. Em janeiro de 2019 viajará para o Chile, onde será exibida na programação do festival Santiago Off, ao lado de peças de diversos países. A realização do espetáculo é assinada pelo dramaturgo Diones Camargo em parceria com a LA PhOTO Galeria e Espaço Cultural, e conta com apoio da Cia. Stravaganza e do UTA - Usina do Trabalho do Ator, e produção de circulação de Luísa Barros.


#ClaúdiaSilvaFerreiraPRESENTE

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...