PÁGINAS

sábado, 5 de agosto de 2017

Chá da tarde com Ivo Bender


Na semana passada, um dia antes do Dia Nacional do Escritor, resolvi antecipar a comemoração e fazer uma visita ao querido dramaturgo e escritor Ivo Bender. Combinamos que eu iria para acompanhá-lo no seu (já tradicional) chá da tarde. Durante nossa conversa, ele me perguntou sobre o que era o roteiro que eu andava escrevendo até recentemente. Contei a ele que é para um longa-metragem intitulado A Colmeia (que depois de longos quatro anos de revisões começa a ser filmado neste mês, com direção de Gilson Vargas), sobre uma "família" de imigrantes germânicos isolada no interior do RS, bem no início dos anos 1940, logo após Getúlio Vargas ter promulgado a lei de Nacionalização do Ensino que impedia que os imigrantes falassem suas línguas maternas ou qualquer outro idioma que não fosse o Português – campanha que se acirrou ainda mais após o Brasil entrar definitivamente na 2ª Guerra Mundial, gerando perseguições violentas por todo o país. E sobre como essa pressão social recai sobre os indivíduos mais jovens do grupo. 


Crédito da foto: Regina Peduzzi Protskof

Então o Ivo - com toda sua erudição, sabedoria e simplicidade - disse: "Que boa essa história, hein?!" (a Regina Peduzzi Protskof, autora das belíssimas imagens deste post, estava lá, então ela pode confirmar esse diálogo!)

Como bem lembrou o ator Nelson Diniz no início desta semana, prêmios são bacanas (ainda mais quando nos dão algum dinheiro!), mas um elogio assim, vindo de um escritor como Ivo – com sua longa trajetória na escrita e mergulhado na cultura e memórias dos imigrantes –, isso sim faz a coisa toda valer a pena. É como um sinal de que as boas histórias ainda estão por aí, circulando pelo vento, pelo chão, pelos rios e - principalmente - na nossa memória coletiva.

Crédito da foto: Regina Peduzzi Protskof
Em tempo: o longa (adaptado da minha peça homônima escrita em 2012) traz no elenco Janaina Pelizzon, Thaís Petzhold, Martina Fröhlich, João Pedro Prates, Renata de Lélis, Samuel Reginatto, Andressa Matos e Rafael Franskowiak.


Crédito da foto: Regina Peduzzi Protskof





Nenhum comentário:

Postar um comentário