PÁGINAS

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Debate Sobre Dramaturgia e Escrita para Cinema

Ainda anteontem, lá na UFPel, em Pelotas, eu falava sobre como o universo do cinema permeou algumas de minhas peças - principalmente F.R.A.M.E.S., cuja estrutura foi pensada como uma espécie fotogramas caídos numa sala de montagem. 

 Hoje, no FRAPA - Festival de Roteiro de Porto Alegre, falarei como o teatro influenciou minha escrita do roteiro de A Colmeia, longa-metragem adaptado de minha peça homônima, cujas filmagens iniciam mês que vem aqui no estado, com direção de Gilson Vargas. 

A mesa se chama Outras Poéticas: o diálogo entre o Teatro, a Literatura, a Dança e a Música na criação de histórias e personagens. 

 A quem interessar, o debate começa às 15h30, na Cinemateca Capitólio. Para mais informações, clique AQUI.




terça-feira, 4 de julho de 2017

"F.R.A.M.E.S." será apresentado amanhã na UFPel

No início do mês passado eu estive  a convite dos alunos do curso da Escrita Criativa  na PUCRS para falar sobre dramaturgia. Amanhã estarei na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)  a convite da Profª. Drª. Fernanda Vieira Fernandes, que coordena o GETEHD (Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias)  para comentar o processo de escrita das minhas peças, algumas das quais os alunos do curso de Licenciatura em Teatro analisaram neste semestre. Além do debate, o público poderá acompanhar a leitura de F.R.A.M.E.S, texto escrito em 2014 e que teve lançamento nacional naquele mesmo ano, durante a abertura do 3ª Janela de Dramaturgia, em Belo Horizonte (MG), ainda inédito por aqui. 


Abaixo, as informações divulgadas no site da universidade (clique AQUI para ler a matéria completa): 

O projeto de pesquisa “Leituras do drama contemporâneo”, vinculado ao curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pelotas, realizará na próxima quarta-feira (5), a leitura dramática da peça F.R.A.M.E.S., do dramaturgo gaúcho Diones Camargo. A atividade contará com a participação do autor, propondo um bate-papo com os espectadores logo após a leitura, e ocorrerá a partir das 19h, na sala Carmen Biasoli, localizada na rua Almirante Tamandaré, 301. A entrada é franca.  Esta é a quarta leitura dramática proposta pelo coletivo, que compõe o Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias (GETEHD). Surgido em 2015, o “Leituras do drama contemporâneo” prevê o estudo e análise da literatura dramática contemporânea escrita do final do século XX até os dias atuais. Além das atividades de pesquisa, as leituras abertas à comunidade recebem destaque por compartilhar com o público textos de teatro e promover rodas de conversa sobre os mesmos. (...) O grupo é coordenado pela professora Fernanda Vieira Fernandes e tem como colaboradores os discentes do curso de Teatro Juliana Caroline, Mario Celso, Marcos Kuszner, Patrícia Bicoski e Nicolas Beidacki e a egressa Taís Galindo.